quinta-feira, 18 de maio de 2017

QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS?

No Movimento Escoteiro, os jovens participantes são divididos em ramos, ou seja, são divididos por faixa etária e, para cada faixa, há um programa educativo específico conforme as características dos jovens.

A Alcateia é o ramo para crianças de 7 a 10 anos, já alfabetizadas, de ambos os sexos. O programa educativo dos lobinhos é inspirado no "livro da Jangal" de Rudyard Kipling e visa os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. No grupo Escoteiro Charruas, os lobinhos formam a Alcateia Charruas.
 
 
Os escoteiros e escoteiras têm de 11 a 14 anos e forma a Tropa Escoteira. O programa educativo, neste caso, visa aumentar os conhecimentos e autoconfiança. No Charruas, nossos jovens formam a Tropa Escoteira Impisa (apelido do fundador do Movimento Escoteiro que significa "o lobo que nunca dorme"). 


Dos 15 aos 17 anos, os jovens participam do ramo sênior. Esta etapa oferece maiores desafios e faz com que os jovens adquiram novas habilidades para superar os obstáculos da vida. Nossos seniores e Guias formam a Tropa Sênior Heitor Pitthan, em homenagem a um antigo importante chefe de nosso Grupo.


Os pioneiros e pioneiras têm entre 18 e 21 anos e formam o Clã e procuram aumentar sua integração ao mundo, voltando-se para o serviço à comunidade e o exercício da cidadania. No Charruas, nossos pioneiros formam o Clã Peste Negra.


Após os 21 anos, o jovem pode optar por se tornar adulto voluntário no Movimento Escoteiro.

Sempre alerta para servir o melhor possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário